Com o propósito de fomentar a criação de novos roteiros turísticos que proporcionem geração de emprego e renda na Chapada Diamantina, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) reúne, nestas terça (6) e quarta-feira (7), 14 comunidades quilombolas para discutir o Turismo Étnico-afro, no Centro de Artes e Esportes Unificados, em Jacobina. No encontro, são apresentados novos atrativos, mapeados no circuito Chapada Norte, e iniciativas desenvolvidas a partir do seminário promovido pela Setur em abril do ano passado. Um exemplo de êxito neste segmento é o roteiro criado pelo Quilombo de Coqueiros, localizado em Mirangaba.
A visita à comunidade inclui a vivência em tarefas do dia a dia, como a agricultura familiar, partilha de histórias e tradições, além de caminhadas por trilhas até a Cachoeira do Gelo. Outra comunidade que também já está aberta para acolher turistas é o Quilombo Erê, de Jacobina, onde é possível participar de rodas de capoeira, oficinas de dança afro e conhecer aspectos históricos da comunidade.
Além de mostrar como explorar o potencial das cidades por meio do turismo sustentável, o público participa de oficina de produção associada ao turismo – inserção de produtos locais na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires. Na quarta-feira (7), o tema será qualidade do atendimento ao turista.
Depois, as atividades serão retomadas nos dias 10 de abril, com discussões sobre empreendedorismo étnico e etnodesenvolvimento, e 17 de maio, quando o tema trabalhado será a educação patrimonial. Ao todo, 12 municípios, entre eles, Miguel Calmon, Mirangaba e Pindobaçu, participam dos eventos realizados em parceria com a prefeitura de Jacobina. As informações são da Setur.