O uso de um ônibus escolar da prefeitura de Dom Basílio, na Chapada Diamantina, para transportar convidados do casamento de sua filha para poderá trazer inúmeras consequências para o ex-vereador do município, Vilson Neves dos Santos. O caso foi informado ao Ministério Público (MP-BA) pelo Sindicato dos Servidores e Servidoras Públicas Municipais de Dom Basílio [Sindservdb] e a irregularidade com o transporte público não passou impune.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), publicado na última quarta-feira (9), impõe ao ex-vereador ‘Nena’, como é conhecido, a devolução dos custos do uso do ônibus escolar, no prazo de 30 dias. De acordo com o promotor do Ministério Público, Millen de Moura, o ex-prefeito da cidade, João Dias Pereira, também foi denunciado por ter permitido a liberação do veículo.
Os dois vão pagar uma multa no valor de cerca de R$ 2 mil, se não quitarem o débito, o MP-BA irá acioná-los na Justiça por improbidade administrativa [crime contra a administração pública]. Segundo Moura, o caso ocorreu no dia 2 de julho de 2016, quando o transporte público escolar fez viagens de ida e volta entre o Povoado Boqueirão das Neves, na zona rural de Dom Basílio, e a Praça da Matriz, no Centro da cidade, que geraram custo de R$ 294.
“O ex-vereador disse que, como ele pagou a gasolina, não via problema em utilizar o veículo, já que o casamento foi em um final de semana e não atrapalharia o transporte dos estudantes”, disse o promotor. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.