O Palacete das Artes sedia, a partir do próximo dia 17 de maio, às 19h, a exposição Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho. Inédita no Brasil, a mostra, que estará à disposição do público no primeiro pavimento do museu, retrata a controversa e notável história do casal de artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera. Unidos por quase 25 anos, desde o casamento em 1929, até a morte de Frida em 1954, a relação dos dois foi marcada por encontros e desencontros, por amor e ódio, compartilhamento de experiências e competições ao mesmo tempo.
A união dos artistas abriu um caminho diferente nas relações pessoais da primeira metade do século 20 no México: a personalidade extrovertida e fantasiosa do Diego, ligada à personalidade introvertida e também fantasiosa de Frida, inauguraram um enredo e uma intriga quase explosiva. Para o cônsul do México no Rio de Janeiro e idealizador do projeto, Adolfo Zepeda, sem dúvida, um dos casais mais polêmicos da história da arte no México foi o formado por Diego Rivera e Frida Kahlo.
“Suas personalidades marcantes provocavam aos seus contemporâneos os mais diferentes sentimentos, alguns com inveja, outros de admiração. No entanto, é inegável que ambos formaram um fenômeno sinecuanonno momento”, destaca Zapeda, que complementa. “Este eixo amoroso, ao mesmo tempo, testemunhou inúmeros contatos, a proximidade, a cumplicidade e a profunda amizade com grandes personalidades da época. O Palacete das Artes apresenta esta exposição com a intenção de promover este maravilhoso mundo compartilhado por ambos personagens”.
É justamente essa intimidade que as 40 imagens da exposição buscam capturar: o trabalho nos ateliês, as viagens e vida nos Estados Unidos, os encontros com personalidades do mundo político e artístico, incluindo Leon Trotsky e André Breton; a relação com artistas do México, assim como suas uniões conjugais, a dor e comprometimento físico da Frida, além de sua proximidade com a morte e a última foto do casal.
As imagens, em sua grande maioria, foram registradas pelos amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, compiladas pela primeira vez em uma mostra única criada pela Secretaria de Cultura do México, o Instituto Nacional de Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.
‘Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho’ fica em cartaz até o dia 1º de julho. É o resultado de uma parceria entre o Governo do México, através do Consulado-Geral do México no Rio de Janeiro, e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado (Funceb), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Palacete das Artes. A mostra já passou por Estados Unidos, Polônia, Peru, Israel e Suécia. No Brasil percorreu os Estados de Pernambuco e Minas Gerais. As informações são da Secult.
Serviço
Exposição Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho
Abertura: 17 de maio, às 19h
Visitação: Até 01 de julho
Palacete das Artes – Rua da Graça, 284
Assessoria: 71 3117 6984/ 71 99974 5858 (Cleide Nunes)
Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
Facebook: Palacete das Artes
https://museupalacetedasartes.wordpress.com/