O grupo de manifestantes que realiza protesto em trecho da BR 242, próximo ao Restaurante Santa Helena, no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, teve a surpresa da presença de uma força tarefa policial que interviu e desbloqueou a via integralmente nesta terça-feira (29). De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, nem a imprensa entra no perímetro montado pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e grupos táticos de operação especial.
Depois de nove dias de greve, os caminhoneiros seguem em busca de que suas demandas sejam atendidas pelo governo federal. Dados divulgados pelo Jornal da Chapada apontam que tanto Itaberaba como outras cidades da região chapadeira estão sem combustíveis e até alimentos têm faltado em mercados, tudo por conta da paralisação. Apenas serviços essenciais das prefeituras funcionam.
Confira imagens da presença da polícia no local do protesto
Entretanto, há setores da sociedade em diferentes municípios que também declararam apoio aos manifestantes. Nesta semana, a operação de desbloqueio das vias estaduais e federais segue e outras intervenções devem ser realizadas no Estado da Bahia. Em Itaberaba, segundo informações não oficiais, dos 500 caminhões estacionados, deixaram o local por livre e espontânea vontade apenas 50. “A greve vai continuar”, diz um dos líderes do movimento, o caminhoneiro Luiz Alberto Sales, conhecido como ‘Lula Boquinha’.
Com a presença da polícia, dois postos da cidade de Itaberaba estão funcionando para clientes. Os dois estabelecimentos que operam com filas imensas são o ‘Grande Rio’, que foi alvo de protesto (veja aqui), e o Puma, que fica às margens da BR-242, já na saída da cidade.
Jornal da Chapada
Postos funcionando em Itaberaba nesta terça
Leia também
#Ipirá: Polícia Militar desbloqueia trecho da ‘Estrada do Feijão’; veja fotos e vídeo
#Vídeo: Protesto em posto na cidade de Itaberaba impede venda de combustível
Chapada: Festival de Lençóis confirmado mesmo com greve dos caminhoneiros; veja quem vai tocar
Combustíveis ainda escassos na Chapada Diamantina; prefeituras mantêm serviços essenciais