O governador Rui costa (PT), candidato à reeleição para o cargo este ano, afirmou que pesquisas de intenção de votos são apenas “um retrato de um momento. E só”. E não sem razão. Em 2014 até a semana da eleição, Costa estava atrás de Paulo Souto, adversário principal do então governador Jaques Wagner. E venceu.
Inclusive, Rui Costa disse que pede para não saber das pesquisas. “Tento fugir do padrão. Prefiro ver o pulsar das ruas, esse, sim, é o que me interessa, e prefiro seguir por aí”, disse o governador, segundo a coluna do jornalista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde.
Nas eleições de 2006, por exemplo, os institutos de pesquisa erraram todos os índices. Até na boca de urna o então candidato Jaques Wagner ficava atrás no páreo eleitoral, o que não aconteceu, sendo ele eleito governador. Esses erros acabam por dar outra perspectiva para Zé Ronaldo (DEM). Ele acredita que o “pulsar das ruas” reflete outra realidade. Jornal da Chapada com as informações de Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde.