“A estrada não passa só caminhão e carro, passa o desenvolvimento de cada cidade da Bahia, e é por isso que estamos fechando o ano com 5 mil quilômetros de estradas construídas e recuperadas, e vamos fazer muito mais, porque vamos entregar uma usina de asfalto para cada território de nosso estado.” A fala do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, dita nesta quarta (26), ao encerrar a jornada da Correria pela Bahia, na Praça da Feira, em Amargosa, reflete a proposta constante no Programa de Governo Participativo (PGP 2018).
Compromisso prioritário na área de infraestrutura e logística, no próximo quadriênio Rui vai construir e recuperar cerca de 4 mil quilômetros de rodovias, até 2022, além de implantar estruturas completas, como fábricas de estradas, que vão viabilizar a cada município a recuperação das próprias estradas mais rapidamente. O processo é construído em parceria com as prefeituras, com consórcios municipais, a exemplo da bem-sucedida experiência com as policlínicas regionais. Visa valorizar e fortalecer os consórcios intermunicipais como parceiros.
Ainda em Amargosa, Rui também destacou a restauração que vem sendo aplicada em mais de 45 quilômetros da BA-026, ligando aquele município a Santo Antônio de Jesus, com obra já em andamento. Os serviços estão sendo realizados em 14 quilômetros, entre Santo Antônio de Jesus e Varzedo, e em cerca de 31 quilômetros, de Varzedo a Amargosa. Com a jornada de hoje, que também teve caminhadas em Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá e Mutuípe, a caravana chega a 120 cidades visitadas. Atinge assim a primeira marca estimada pelo candidato à reeleição.
A Correria pela Bahia também contou com a presença da primeira-dama Aline Peixoto, além dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), políticos da coligação ‘Mais Trabalho por Toda a Bahia’, muitos candidatos a deputado federal e estadual. Amanhã (27), a caravana segue estrada para Barra do Mendes (9h), Ibipeba (11h), Ibititá (14h), Lapão (15h30) e Irecê (17h).