A confirmação foi feita na última quarta-feira (17) ao deputado estadual Eduardo Salles pelo superintende estadual de Energia, Celso Rodrigues. O decreto presidencial garante a prorrogação do Programa Luz Para Todos até 2022, com a universalização do acesso a energia elétrica no Estado até 2021. Desde a sua criação, em 2003, já são mais de 500 mil ligações feitas em todo o Estado. O programa atende comunidades rurais baianas sem acesso à energia elétrica.
No final de 2016, durante audiência com Fernando Bezerra Filho, então ministro de Minas e Energia, Eduardo Salles solicitou e conseguiu que o governo federal mantivesse o Programa Luz Para Todos na Bahia, o que permitiu a liberação, por parte do governo federal, de R$ 800 milhões para a realização de 50 mil ligações de energia elétrica entre 2017 e 2018.
Nestes dois anos, conforme a Superintendência de Energia, foram realizadas mais de 48 mil ligações. “Caso o programa não fosse prorrogado, o consumidor baiano teria que arcar com os custos para ter acesso à energia elétrica nas comunidades rurais”, explicou Eduardo Salles.
“Conheço a realidade da zona rural dos municípios baianos e sei a importância de levar energia elétrica para que possamos, além de permitir o acesso a serviços básicos, oferecer possibilidades de desenvolvimento que gerem emprego e renda à população”, destacou o parlamentar. As informações são de assessoria.