A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) utilizará um questionário elaborado por infectologistas e epidemiologistas na tentativa de descobrir a causa do surto de dermatite que atinge a população de Salvador e Região Metropolitana (RMS). Serão também analisados exames de sangue e urina dos infectados, além da perícia de insetos e ácaros colhidos em regiões afetadas. O infectologista Antônio Bandeira, integrante do grupo responsável pela investigação, afirmou que o questionário é essencial para uma conclusão.
“Nós trabalhamos com três frentes, são elas a análise do material colhido no paciente, o estudo dos insetos [lepidópteros] e ácaros [gênero pyemotes], além do questionário. Há a suspeita de que possa ser algo ambiental, já que a manifestação dos sintomas tem a ausência de febre e dor de garganta – o que é comum quando se trata de arboviroses”, explicou em entrevista ao jornal Correio.
O profissional explicou que a pesquisa será extensa, com duas páginas, e deve ser aplicada a partir desta semana. “São muitas questões que vão além do que elas sentem com a doença, em si, mas o que elas costumam fazer e os lugares que frequentam”, acrescentou. Jornal da Chapada com informações do Correio e do Bahia Notícias.