O ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), foi solto na última semana, após o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) revogar dois mandados de prisão contra ele. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na última terça-feira (20). Machado estava no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, há cerca de seis meses.
De acordo com o TJ, ele deixou a unidade na última quarta-feira (14). O ex-prefeito é um dos alvos da Operação Adsumus, da Polícia Federal (PF), que investiga o desvio de mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos. Ricardo foi preso em maio deste ano após se apresentar para uma audiência. Em seguida, em agosto, a Justiça determinou novamente a prisão preventiva dele.
O mandado foi cumprido dentro do presídio. Os envolvidos na investigação da PF respondem por crimes de fraude de licitações, superfaturamento, desvios de valores, pagamento de propina em corrupções ativa e passiva, participação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. As informações são do G1.