O novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, já promoveu a troca em quatro das sete diretorias da estatal desde que assumiu o comando da companhia. Boa parte dos diretores que deixa a empresa foi indicada em 2015, quando era presidida por Aldemir Bendine, indicado ainda na gestão de Dilma Rousseff. Na noite da última segunda-feira (7), a mudança mais recente foi anunciada.
A companhia nomeou Carlos Alberto Pereira de Oliveira para o cargo de diretor de Exploração e Produção, no lugar de Solange Guedes. Além de Oliveira, Anelise Quintão Lara foi indicada para diretoria de Refino e Gás Natural, e Lauro Costa foi designado para assumir a diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão. Os nomes dos executivos foram indicados em 4 de janeiro.
Anelise vai substituir Jorge Celestino Ramos, e Costa vai ocupar o cargo de Nelson Silva. O conselho da companhia aprovou a dispensa de Ramos e Silva no fim do ano passado. Já Rudimar Andreis Lorenzatto foi escolhido para a diretoria executiva de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia também em 4 de janeiro. Ele vai ocupar o cargo que era de Hugo Repsold Júnior.
Na cerimônia de posse, realizada na semana passada, Castello Branco recebeu o crachá de presidente da estatal das mãos de Solange Guedes, que ocupava o cargo de presidente interina. Em seu discurso, o novo presidente da estatal criticou a existência de monopólios e defendeu menor intromissão do Estado na economia ao tomar posse. Jornal da Chapada com informações de G1.