O ‘Circuito Transições’ estimula a produção de curtas metragens como um meio de contar histórias de pessoas nascidas no território e os seus diferentes contextos e enfrentamentos que a realidade local provoca. Esse circuito propõe revelar histórias de transformação e reinvenção de vidas, estimulando o registro documental de realidades diversas, zona rural ou urbana, tendo como guia o documentário piloto produzido pela equipe-base do projeto. Quatro propostas serão contempladas com um valor de R$ 2.500,00, que deverão custear todas as despesas de produção. Jovens entre 16 e 29 anos podem se inscrever e experiência prévia na área do audiovisual é solicitada. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 4 de fevereiro.
O prêmio é de abrangência territorial – restrito à profissionais residentes na Chapada Diamantina – e propõe visibilizar mais realidades locais a partir do ponto de vista dos jovens premiados. Será composta uma série com o documentário piloto – resultado da etapa de produção do circuito (realizada em 2018) – e os curtas premiados. O resultado deste trabalho será exibido, a princípio, nos municípios de Marcionílio Souza, Itaetê, Bonito, Wagner e Novo Horizonte, cidades com pouco acesso a ações culturais. As exibições contarão ainda com uma roda de conversa com o público presente e estão previstas para o primeiro semestre de 2019.
Portanto, se você trabalha com audiovisual e tem entre 16 e 29 anos, comece a exercitar a sua criatividade e pesquisar casos, pessoas e histórias. Mande um e-mail para [email protected] e acompanhe as redes sociais para acessar o edital, o formulário de inscrição e demais informações. Transições é uma realização da Coletivas Produtora e da Zanzar Filmes e recebe apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do edital 24/2016 – Territórios Culturais. As informações são de assessoria.
Veja teaser e fotos