A 167ª Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros, movimenta o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, de 23 de janeiro a 2 de fevereiro com programação religiosa, cultural e esportiva para manter a tradição do evento que acontece desde 1852. Fieis de diferentes partes da Bahia e do Brasil devem chegar na cidade chapadeira para participar dos festejos ao santo padroeiro.
Essa festa tem como comissão organizadora a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Sociedade União dos Mineiros (SUM), que é presidente deste evento, a prefeitura municipal e membros da comunidade local. O prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB), é presidente de honra desta comissão. As comemorações – que vão até o dia 2 de fevereiro – são necessárias para fazer com que o evento religioso mantenha sua importância para toda comunidade lençoense.
Em 2018, a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis passou a ser a detentora da partitura original do Hino ao Senhor Bom Jesus dos Passos. A entrega da partitura foi realizada pela professora Marjorie Cseko Nolasco e pelo professor Delmar Alves de Araújo, coordenadores do Campus Avançado da Chapada Diamantina da Uefs, no dia da comemoração da festa do santo. A peça musical foi criada em 1954, mais de 100 anos depois da realização do novenário comemorativo da chegada da imagem do santo, em 1852.
A festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos está em processo de reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil. Ela já tem Registro Especial aberto do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) com o número 0607150008540 de 5 de maio de 2015.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Festa do Senhor dos Passos em Lençóis deve se tornar Patrimônio Imaterial da Bahia