O governador Rui Costa (PT) participou da reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última segunda-feira (4), e durante seu discurso falou de projetos importantes para a região da Chapada Diamantina. Um deles foi o Hospital Regional de Itaberaba (HRI), cujo a reabertura e reforma são metas da gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB).
“Já entreguei grandes e novos hospitais. Vamos iniciar, nesse primeiro semestre, a obra do Hospital Regional de Itaberaba e as maternidades de referência de Seabra e de Ilhéus”, disse Costa. Segundo ele, a ideia é continuar com o processo de descentralização dos serviços e dos equipamentos, realizando uma regionalização desse atendimento.
“Nesses quatro anos, conseguimos construir uma experiência bastante exitosa de cooperação, os Consórcios Interfederativos. Juntos, estamos regionalizando a saúde e descentralizando serviços e ações de média e alta complexidade, coisas que antes pareciam impensáveis para um estado nordestino com as dimensões da Bahia”, disse o governador.
Relação com a Alba
Na ocasião, o governador também parabenizou o deputado Nelson Leal (PP), escolhido para presidir a Alba, e os demais deputados e deputadas estaduais eleitos e reeleitos. O governador fez uma saudação especial à bancada feminina, que “se ampliou nessa legislatura, mostrando que a mulher vem ocupando os espaços que lhe são devidos em todas as instâncias da vida social”.
Em resposta, no encerramento da sessão, o presidente da Alba declarou que “o modelo de gestão da Assembleia será compartilhado entre todos os 63 deputados” e que “o governador pode contar com a Casa, para que juntos possamos nos debruçar sobre os problemas vividos pelos baianos”.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Prefeitos da região discutem consórcio de saúde com secretário estadual em Salvador
Trecho do discurso onde Rui fala sobre a Chapada Diamantina
Assista o discurso completo de Rui Costa na Alba