• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Chapada: Placas solares são instaladas no campus do Ifba do município de Jacobina

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
9 fevereiro 2019 - 12h20
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal
0
Chapada: Placas solares são instaladas no campus do Ifba do município de Jacobina

As placas instaladas à rede elétrica somam mais de 6 kWp, ao considerar as condições-padrão (radiação 1kW/m² e temperatura de 25ºC)

As placas instaladas à rede elétrica somam mais de 6 kWp, ao considerar as condições-padrão (radiação 1kW/m² e temperatura de 25ºC) | FOTO: Divulgação/Ifba |

No mês de novembro do ano passado, placas solares foram instaladas na área do telhado da cantina do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) do município de Jacobina, na Chapada Norte, com o intuito de promover energia de modo sustentável. Em funcionamento desde janeiro deste ano, o sistema fotovoltaico é composto por 20 módulos, prevendo uma redução de até 20% no gasto mensal com energia.

As placas instaladas à rede elétrica somam mais de 6 kWp, ao considerar as condições-padrão (radiação 1kW/m² e temperatura de 25ºC). Montada em suportes de alumínio e aço inox, a unidade dispõe de 356 kW. kWp: é o “quilo-watt pico”, quantidade máxima de energia elétrica que pode ser produzida, em determinado instante, através da captação e transformação da energia solar.

Para o diretor geral pro tempore, Beliato Campos, a aquisição revela a responsabilidade social e preocupação ambiental, inerentes aos institutos federais, dialogando com demandas cada vez mais necessárias na atualidade. “A próxima etapa abrange a realização de estudos, juntamente com os alunos, sobre eficiência energética e emissão de radiação, relacionando os conhecimentos com aulas de física, elétrica e áreas relacionadas. Também pretendemos implantar sistema de armazenamento de água da chuva”, explica.

Saiba mais
Proveniente da premiação no Desafio da Sustentabilidade, programa de inovação do Ministério da Educação (MEC) em prol da eficiência do gasto público com água e energia, as placas solares instaladas no Campus Jacobina compõem a série de estratégias sustentáveis desenvolvidas desde 2015 pelo Ifba, sobretudo através da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do Campus Salvador, responsável pela articulação das propostas que culminou na primeira colocação do Instituto entre 41 inscritos (IFs e universidades) de todo o Brasil. Além da energia solar, implantação de energia eólica, captação e aproveitamento da água da chuva integram o rol de ações realizadas, sobretudo, na capital baiana. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Rui fala do início das obras de hospital em Itaberaba e da instalação de maternidade em Seabra

Próximo Post

#Bahia: Governo estadual publica resultado do teste de aptidão física para concurso da Polícia Civil

Próximo Post
#Bahia: Governo estadual publica resultado do teste de aptidão física para concurso da Polícia Civil

#Bahia: Governo estadual publica resultado do teste de aptidão física para concurso da Polícia Civil

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.