O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) foi nomeado para o cargo de assistente especial na Casa Civil para atuar no gabinete do governador Rui Costa (PT). Carvalho disputou a eleição para deputado federal no ano passado, obteve mais de 100 mil votos, mas teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A candidatura do ex-prefeito foi alvo de um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Federal (MPF) com base na Lei da Ficha Limpa.
Em maio de 2016, o gestor já havia sido condenado pela Justiça a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer ilegalidades com recursos públicos. Contra ele pesa a acusação de que, ao longo de 2010, remanejou ilegalmente recursos orçamentários por meio de decretos para a abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, cujo montante era de aproximadamente R$ 112 milhões.
À época, os desembargadores substituíram a prisão pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade. As informações são do BNews.