O dia mais quente registrado em Salvador desde a chegada do verão, que começou em 21 de dezembro de 2018, foi o último domingo (17). Os termômetros marcaram a temperatura de 34,3ºC, com sensação térmica de 37,3ºC. Também desde que a estação começou, não se viu madrugada com temperaturas mais elevadas que a da última segunda-feira (18), que bateu 26,7ºC, com sensação de 29,7ºC. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O calorão, diz a meteorologista Cláudia Valéria, é típico desta época do ano na capital. “É característico mesmo do verão soteropolitano. Sempre no final de fevereiro e durante todo o mês de março, temos temperaturas assim, elevadas”, destaca. Ele afirma que é comum até o calor sentido na madrugada de segunda, que se equiparou a temperaturas máximas em dias normais na capital. “A temperatura registrada na madrugada de segunda, por exemplo, se equiparou ao calor que faz de dia na época do final do outono, inverno e início da primavera, mas isso é coisa do verão mesmo”, destaca a especialista.
O pico de temperatura agora, no entanto, ainda não supera o dia mais quente registrado na capital baiana no verão de 2018, quando os termômetros chegaram a casa dos 35,8ºC, em março. A previsão para os próximos dias é que o calor continue na cidade. “Por enquanto, estamos sem previsão de chuva na capital. Chuva mesmo só em municípios do interior do estado, sobretudo os das regiões oeste e nordeste. Jornal da Chapada com informações G1BA.