A gestão municipal ‘Cidade de Todos’, de Itaberaba, na Chapada Diamantina, que tem como prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), emitiu uma nota de esclarecimento sobre a suposta suspensão das aulas. A Secretaria Municipal de Educação informou que os dados não procedem e que formalmente não houve suspensão de aulas.
“O que houve foi uma convocação dos profissionais de educação, por conta de uma assembleia realizada pelo Sindservi – Sindicato dos Servidores de Itaberaba. A partir daí alguns profissionais aderiram ao convite, outros não. E os que assim fizeram, dispensaram diretamente os alunos”, disse a Secretaria. Como o Sindiservi é um órgão representativo independente, a administração municipal informou que não tem qualquer participação ou interferência.
Inclusive foi dito na nota que a gestão “entende e respeita profundamente a democracia e o direito dos servidores”. Sendo assim, a falta de alguns profissionais nas salas de aula foi por convocação do Sindiservi, e de total responsabilidade do sindicato. “As escolas funcionaram normalmente, com os profissionais que não participaram da convocação”, finalizou a nota. Jornal da Chapada com informações da Secom.