A próxima segunda-feira (25) será marcada por solidariedade e luta em toda a Bahia. Na data em que se completa um mês do crime da Vale em Brumadinho (MG), o maior massacre social e ambiental do país, diversos municípios baianos realizam o “Ato em Solidariedade às Vítimas de Brumadinho e em Defesa do Rio São Francisco”. Em Salvador, a atividade será às 10h30 na Praça Campo da Pólvora e contará com a presença dos familiares das vítimas. Além da capital, os municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Paulo Afonso, no oeste e norte do estado, Penedo (AL) e Propiá (SE) também realizam atividades durante a manhã.
Organizado por entidades ecumênicas e inter-religiosas, pastorais sociais, Via Campesina, sindicatos e pela Frente Brasil Popular, os atos têm como objetivo denunciar o crime da Vale e suas consequências para o Rio São Francisco, cujas águas podem ser contaminadas por cerca de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos derramados com o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.
“A contaminação no Velho Chico virá dos metais pesados contidos na lama, que não ficarão alojados na hidrelétrica de Três Marias, podendo causar danos a saúde da população que depende do rio”, afirma Moisés Borges, do Movimento dos Atingidos por Barragens. Além disso, as ações buscam prestar solidariedade às vítimas do crime – já são 169 mortes confirmadas, mas esse número pode chegar a mais de 300 vítimas, sendo pelo menos sete delas baianas, já que 141 pessoas ainda estão desaparecidas ou sem contato.
As mobilizações fazem parte de um calendário nacional de lutas em que todos os estados brasileiros também farão ações de denúncia e solidariedade no dia 25 de fevereiro. As organizações também já se preparam para atividades em 14 de março, dia internacional de luta contra as barragens. As informações são de assessoria.
Serviço
O quê: Ato em Solidariedade às Vítimas de Brumadinho e em Defesa do Rio São Francisco
Quando e onde: 25 de fevereiro nos seguintes municípios:
-Salvador – 10h na praça Campo da Pólvora
-Bom Jesus da Lapa – 8h na Barrinha
-Juazeiro – 8h na Praça Dedé Caxias
-Barra – 8h na rampa do Mercado Central
-Paulo Afonso