O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, também foi destaque na reunião que houve recentemente em Itaberaba para a criação do Consórcio Municipal de Saúde para implantação de uma Policlínica Regional. O município foi representado pela secretária Municipal de Saúde, Raquel Meire, pela assessora de Comunicação, Cristina Anjos, e pelo líder político Ivan Soares.
“Entendo que a criação de um Consórcio é de extrema importância para a Saúde regional, pois facilitará o acesso na compra de remédios, contratação de médicos, além da legitimação na relação junto aos poderes públicos federal e estadual. A Policlínica facilitará o acesso aos serviços de média e alta complexidade, com preços acessíveis aos municípios, possibilitando a oferta de exames que hoje são muito caros se comprados pela prefeitura. Sem falar, na economia que os municípios vão ter nos gastos com combustíveis.
“Esse é o pensamento de nossa prefeita”, declarou Ivan Soares. A ausência da prefeita Guilma Soares (PT) foi justificada devido ao cumprimento de agenda cívicas e culturais na cidade, que estava em festa comemorando, pela primeira vez, os 30 anos de Emancipação Política e Econômica (veja aqui).
Durante a reunião, os representantes de Nova Redenção transmitiram o apoio da prefeita a iniciativa de Ricardo Mascarenhas e informaram as conquistas realizadas pela administração “Governo da Reconstrução”, por meio de consórcio municipais, como o Chapada Forte, do qual o município é filiado. Merecendo destaque a aquisição de 84 cisternas, 17 tanques redes para o incentivo a piscicultura, recuperação do asfalto da via de acesso ao município, a regularização fundiária rural e a volta do Cartório de Registro.
“Parabenizo o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, pela iniciativa de fundação desse Consórcio de Saúde, sua liderança e preocupação com nossa região. A implantação de uma Policlínica Regional, não só vai melhorar a qualidade dos serviços que os municípios oferecem, vai fortalecer a região”, pontuou Ivan Soares. Para quem não sabe, Nova Redenção está na rota do Turismo da Chapada Diamantina, abrigando belezas naturais como o Poço Azul, o Balneário da Peruca e do Adriano, Olho d’Água (Rio Paraguaçu) e a Pedra da Arara.
“Para você ter uma ideia, recebemos uma população flutuante muito grande, com a qual compartilhamos a renda destinada a saúde de nossa população nativa, que hoje é de 9.570 habitantes. Nossa luta, a luta da prefeita Guilma é buscar investimentos para o setor, como estradas, construção de hotéis e pousadas, além da sinalização nas áreas. Dentro da sua possibilidade o ‘Governo da Reconstrução’ já vem fazendo esse trabalho com recursos próprios, mas não atende a demanda, devido aos parcos recursos municipais”, concluiu Soares.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Dezessete prefeitos da região se reúnem em Itaberaba para formação de Consórcio de Saúde