Moradores da comunidade do Espírito Santo, cerca de cinco quilômetros do centro urbano de Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, ajudaram técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo no mapeamento da mais nova dolina da cidade, de três anos.
A dolina é uma depressão no solo, geralmente possui formato aproximadamente circular e são mais larga que profunda. Quando formadas sob o curso de um rio podem dar origem a um sumidouro, o que é o caso de Redenção, conforme afirmou o ativista ambiental Robson Alves dos Santos.
Segundo ele, as últimas chuvas fizeram as placas superiores das dolinas despencarem. “Foram placas grandes e obstruiu entrada da dolina”, afirmou ao Jornal da Chapada. Alves afirmou que há um mapeamento de, pelo menos, 20 dolinas no município. Mas a última registrada figura entre as maiores, com 32 metros de diâmetro e 19 metros de profundidade.
“Essa é grande e mais recente. A tendência é aumentar com as chuvas, pois avaliamos fraturas na placa superior”, informou Robson. E ele não descartou a possibilidade da causa ser por conta de ações humanas, “por excessivo bombeamento do rio subterrâneo”.
Jornal da Chapada