A Chapada Diamantina é um dos locais onde a equipe do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, tem atuado contra incêndios florestais nos últimos 15 dias, como no município de Ruy Barbosa. A ação de combate é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e o programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Na última quarta-feira (6), os bombeiros militares do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), do município de Itaberaba, deram suporte ao rescaldo do fogo na Serra do Orobó, situada nos municípios de Itaberaba e Ruy Barbosa, na região chapadeira.
O incêndio foi controlado por brigadistas voluntários, e a chuva que caiu no município também minimizou os impactos causados pelo fogo. Os brigadistas militares atuaram com o resfriamento e isolamento de troncos que ainda apresentaram calor e fumaça. O monitoramento segue realizado pelos brigadistas voluntários do município. O mais recente incêndio informado ao CBMBA foi identificado na última quinta-feira (7), no município de Piritiba, na Serra do França. Técnicos do Inema do município de Seabra, na Chapada Diamantina se deslocaram para identificar a ocorrência, mapear a área e traçar as estratégias a serem adotadas para o combate ao incêndio.
Outros municípios
No litoral norte do estado, dois incêndios, já extintos, atingiram os municípios de Entre Rios (Massarandupió) e Mata de São João (Sauípe). O primeiro, foi informado no dia 1º de março ao Corpo de Bombeiros, sendo iniciado o combate no dia 2. No dia 6, o incêndio foi dado como extinto pelo Corpo de Bombeiros. Já o incêndio em Sauípe foi iniciado no dia 27 de fevereiro e combatido por seis dias pelos Bombeiros Militares. Ontem, o incêndio foi controlado, com resfriamento dos pontos quentes. Foi realizada uma varredura a pé de toda a área queimada e todos os pontos quentes foram extintos.
Também controlado incêndio florestal iniciado no município de Una, a 60 quilômetros de Ilhéus, sul do Estado. A ocorrência do incêndio foi informada no dia 2 de março ao Corpo de Bombeiros. O foco inicial ocorreu aproximadamente a 25 quilômetros de Una, em direção ao município de Arataca, na BA-676. Brigadistas voluntários afirmaram tratar-se de incêndio criminoso. Na última terça-feira (5), a equipe de combate realizou o rescaldo na área de vegetação. Após monitoramento não foram encontrados focos de calor, encerrando as atividades de combate. Ainda ontem o local foi novamente monitorado e não foi constatada reignição do incêndio.
Bahia Sem Fogo
A ação integra o programa Bahia Sem Fogo, criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O Bahia Sem Fogo é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.
O Comitê é formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais, entre elas: o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Militar do Governador, Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Sjdhds), da Educação (SEC), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), de Turismo (Setur) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA). Jornal da Chapada com informações da Sema.