Pessoas que sofrem de depressão poderão ganhar um grande aliado nos próximos meses. Segundo um estudo publicado na revista científica Psychopharmacology, uma substância leitosa e psicoativa presente nas glândulas de um sapo norte-americano possui um princípio ativo potente durante o tratamento da doença.
O trabalho analisou as propriedades do Sapo do Rio Colorado (Bufo alvarius), que tem seu habitat natural nos Estados Unidos e no norte do México. Segundo o estudo, o anfíbio libera de suas glândulas um líquido branco que contém o composto 5-MeO-DMT, psicodélico relacionado à Dimetiltriptamina (DMT).
Essa gosma, quando desidratada e fumada, vem levando pacientes de tratamentos alternativos a um estado no qual o ego desaparece. No total, 42 pessoas submeteram-se aos testes. Os resultados indicam que os níveis de depressão diminuíram 18% logo após a inalação da gosma, a ansiedade reduziu 39% e o estresse, 27%.
Um mês depois, os resultados foram ainda mais surpreendentes: as taxas de depressão baixaram 68% e as de ansiedade e estresse, 56% e 48%, respectivamente. Ainda não é certo como o composto age como antidepressivo, mas o trabalho aponta que o 5-MeO-DMT estimula a formação de novos neurônios no cérebro. As informações são do site do jornal O Tempo.