Deputados estaduais da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (CMASRH) realizaram uma fiscalização na Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (13). Além dos deputados, membros da CMASRH, também participaram da inspeção a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Comissão Especial de Acompanhamento e fiscalização de Barragens.
O motivo da fiscalização é avaliar o risco iminente de rompimento da barragem, conforme alegado no último relatório emitido pela Agência Nacional das Águas (ANA). Por meio de nota, emitida para a prefeitura de Rio de Contas, a coordenação do Grupo Técnico de Segurança de Barragens do DNOCS, que construiu o equipamento, admitiu a existência de problemas estruturais na barragem, mas assegurou que o açude não corre o risco de rompimento.
Segundo a coordenação do DNOCS, o valor estimado para a recuperação da barragem é de R$3,2 milhões de reais. No documento foi informado, também, que uma visita técnica dos consultores está sendo agendada para o mais breve possível. Jornal da Chapada com informações do site BaHoje.