Os trabalhadores do trade turístico de Lençóis, município da Chapada Diamantina, estão participando de uma série de encontros setoriais para discutir ações e projetos para o turismo local. O encontro é uma metodologia utilizada pela Agência de Desenvolvimento Humano (ADH) Brasil, contratada pela prefeitura de Lençóis para dar consultoria no setor.
O mais recente foi o segundo Encontro Setorial com artesãos e artistas locais, realizado na última quinta-feira (30), no Hotel Terra dos Diamantes. A ideia é repensar e planejar um novo panorama para o turismo no município.
A designer gráfico, artesã e artista, Tai Oliver, comentou por exemplo sobre a necessidade de resgate e valorização da cultura original da cidade, como o Jarê – religião de matriz africana que só existe na Chapada Diamantina. “Percebemos que muitas pessoas estão à margem desse movimento do turismo”, completou.
O consultor da ADH Brasil, Hamilton Néri, acrescentou que “o cenário do turismo de Lençóis requer a força da integração”. Outros dois encontros setoriais já estão programados para acontecer em Lençóis, com Meios de Hospedagem e Restaurantes, nesta terça-feira (4), e com Agências de Turismo e Guias, no dia 11 de junho.
Jornal da Chapada