O garoto piauiense Walter Neto, de 7 anos, salvou o primo Davi Ilírio, de 3, ao prestar os primeiros socorros depois que o pequeno engoliu uma espinha de peixe durante um almoço de família, na semana passada. Walter utilizou as técnicas que aprendeu com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ao site G1 ele contou que manteve a calma para realizar a manobra que havia aprendido durante as aulas. “Meus pais não conseguiram socorrer Davi, então eu comecei a realizar o procedimento. Fiz três vezes a manobra”, disse o garoto. Com a ajuda do primo, Davi conseguiu cuspir a espinha.
Na hora do incidente o avô e a tia do menino se revezaram em tentar ajudar o garoto, mas não conseguiram. Walter Neto é aluno do projeto voluntário Samuzinho. Profissionais do Samu dão aulas a cada 15 dias.
O projeto atende 60 alunos, entre 7 e 13 anos, e busca ensinar os pequenos a como reconhecer situações de emergência e orientar os adultos sobre como proceder. Jornal da Chapada com informações do site Bahia Notícias.