Após três anos funcionando em prédio provisório, a sede própria do Instituto Federal de Educação (IF Baiano), campus de Itaberaba, na Chapada Diamantina, já está em funcionamento desde o dia 9 de julho e, agora, pode ter outra fase concluída. É que o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) conseguiu uma emenda de R$1 milhão para a construção do refeitório da unidade de ensino. O gestor chapadeiro anunciou o valor para o empreendimento que foi alocado pelo senador Otto Alencar (PSD) para a obra.
“Após a inauguração do IF Baiano, que foi emocionante, ficamos inquietos para concluir essa obra. Imediatamente procurei apoio do nosso deputado estadual Eduardo Alencar [PSD] e do senador Otto Alencar para que pudéssemos ter essa emenda”, declara o prefeito. Ricardo agradece ao senador da República e ao parlamentar estadual pela parceria em defesa da educação de Itaberaba e região da Chapada Diamantina.
O novo prédio do IF Baiano está em fase de conclusão de obras e a comunidade escolar aguarda ansiosa pela sua finalização. Para celebrar a entrega de boa parte da unidade e para apresentar a nova estrutura para a comunidade, a direção-geral do campus realizou, na nova sede, a cerimônia de aula inaugural do semestre 2019.2 com várias manifestações culturais. O ato, realizado no primeiro turno, foi prestigiado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas e secretários municipais.
Todos presenciaram declamação de poesia, show musical, história de vida, além de visitarem as instalações da nova unidade educacional – que falta muito para ser completamente concluída. A comitiva do gestor chapadeiro foi recepcionada pelas diretoras Ozenice (Geral) e Neurisângela (Acadêmica) e pelo diretor administrativo Arlem. Acompanharam o prefeito os vereadores Amaury, Gerson, Samuel, Luciano de Santa Quitéria e a vice-prefeita Maria José.
O evento contou com a presença ainda do vice-prefeito de Utinga, Átila Karaoglan, do diretor executivo do IF Baiano, representando o reitor, Marcelito Almeida, o pró-reitor de extensão, Rafael Trocoli, a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Hildonice Batista, a diretora-geral do Campus Itaberaba, Ozenice Silva, entre outras autoridades.
Para quem não sabe, o IF Baiano de Itaberaba está localizado na BA que liga Itaberaba até a vizinha cidade de Ipirá e sua gigantesca estrutura ainda falta muito para ser concluída. O Instituto Federal Baiano de Itaberaba faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A autorização para funcionamento foi concedida pelo Ministério da Educação em maio de 2016.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Sede oficial do IF Baiano é inaugurada em Itaberaba; prefeito destaca revolução na educação