O prefeito do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PSB), falou em suas redes sociais um pouco sobre a reabertura do Hospital Regional de Itaberaba (HRI). Durante programa ao vivo na internet, ele destacou que a unidade vai ampliar serviços de saúde para a população chapadeira. O HRI vai se juntar ao conjunto de unidades já existentes na cidade e à nova Policlínica Regional. O prefeito, inclusive, recentemente foi escolhido por unanimidade por outros gestores da região para presidir o projeto da instalação da policlínica, que terá como sede Itaberaba.
Segundo Ricardo, demorou muito para que os cidadãos pudessem ser atendidas por um equipamento como o HRI. “Passaram várias gestões e ninguém se esforçou para reabrir a unidade hospitalar. Já foi feito o perfil hospitalar do regional e foi aprovado pela Sesab, pela Divisa. Já realizamos o projeto do hospital, entregamos a Rui Costa, e Cacá Leão colocou R$ 5 milhões em emendas para esse projeto”, afirmou o gestor de Itaberaba.
O prefeito do PSB disse ainda que o projeto do HRI vai contar com 10 leitos de UTI, sendo 70 ao total, além de quatro salas cirúrgicas, uma ala de enfermaria pediátrica, masculina e feminino e uma emergência. “É uma necessidade e uma promessa de campanha que vamos realizar para o povo de Itaberaba e para o povo da Chapada”, afirmou. Para o secretário de Saúde do município, João Rodrigues, esse é um desejo antigo dos moradores: voltar a utilizar os serviços do HRI.
“Outro grande equipamento, que para quem viveu com aquela unidade aberta anseia por esse projeto. Já vencemos algumas etapas e agora estamos na parte burocrática para poder consolidar o convênio”, afirmou. Ele deixou claro que o HRI não está sendo substituído por nenhuma outra unidade. “Estamos ampliando a rede, trouxemos emergência para UPA e vamos qualificar o HGI [Hospital Geral de Itaberaba] para se tornar referência de maternidade, para a região. São avanços significativos que em dois anos e meio de gestão já estamos usufruindo disso”, finalizou Rodrigues.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Policlínica Regional em Itaberaba deve gerar ao menos 90 empregos diretos
Chapada: Hospital Regional de Itaberaba passa a ser responsabilidade da prefeitura