A Câmara de Salvador aprovou uma indicação do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) para que estádios de futebol exibam em seus telões informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos. Para aprofundar o tema, o edil petista reúne ativistas, familiares e autoridades em audiência pública no dia 18 de setembro, próxima quarta-feira, no auditório do Bahia Center, no centro da capital baiana. O evento é aberto ao público, gratuito, acontece das 8h às 12h, e vai tratar também do alto índice de pessoas desaparecidas no município. Para o autor da proposta, os poderes estadual e municipal devem se unir para minimizar o sofrimento das famílias, adotando práticas conscientes que possibilitem a ampla divulgação das informações sobre os desaparecidos.
“A indicação determina às administrações dos estádios Arena Fonte Nova e Roberto Santos que veiculem no início e no intervalo dos eventos, nos telões ou placares eletrônicos, fotos e informações de crianças e adolescentes desaparecidos. É um meio que encontramos de ampliar essa busca para facilitar o reconhecimento e localização. Esse assunto causa muita dor aos familiares e amigos, e precisamos fazer algo para auxiliar nas buscas”. Sobre a audiência, o petista diz que a intenção é ter mais estratégias e envolver a comunidade nas buscas. “O desaparecimento de crianças e adolescentes é uma temática recorrente e alvo constante de ações municipais e governamentais para inibir a nefasta prática de sequestro desses jovens”.
Suíca diz que a indicação aprovada na Câmara tem a função social de promover o reencontro de jovens desaparecidos com suas famílias, permitindo que possam voltar a desfrutar do convívio familiar. “Queremos terminar com o longo e angustiante processo de procura – que desagrega lares e gera muita tristeza. Essa medida pode ser simples, mas é fundamental para a reestruturação social, sem falar que o principal é fortalecer o elo da sociedade e da família”. O vereador completa dizendo que “a solução é eficaz” e que “é fundamental a divulgação das fotos através de todos os meios disponíveis”, incluindo mídias e recursos gráficos, em todos os ambientes de grande circulação.