O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou o fechamento do espaço comercial conhecido como ‘Feiraguay’, no município de Feira de Santana, no centro-norte do estado. Segundo o MP-BA, o comércio funciona em um espaço público, que é a antiga Praça Presidente Médici.
O órgão argumenta que não existem licitação e privatização do espaço público. Conforme o jornal Folha do Estado, o centro pode ser transferido para o Shopping Popular. O ‘Feiraguay’ funciona desde 1994, portanto está no local há 25 anos.
De acordo com o MP, em uma ação civil pública que tramita na Vara da Fazenda Pública de Feira, a praça em que o comércio funciona é um bem público. Em entrevista à publicação, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, explicou que todos os ambulantes que atuam na praça são legais e descartou o risco de reintegração de posse.
O ‘Feiraguay’ é o maior centro de compras populares da cidade de Feira de Santana e abriga atualmente 615 boxes de vendas, onde trabalham dois mil comerciantes. De acordo os comerciantes, a média estimada é de que três mil pessoas passem diariamente no centro de compras. Jornal da Chapada com Com informações do G1 e do Varela Notícias.