O mês de setembro de 2019 registrou o menor número de mortes violentas dos últimos seis anos, na comparação com os outros meses neste período. A informação foi debatida, na tarde desta terça-feira (1), durante reunião de avaliação promovida periodicamente pela Secretaria da Segurança Pública.
Este ano a polícia baiana contabilizou 347 casos, nos 417 municípios do estado, superando a marca de 348 ocorrências, no mês de março de 2012. Já no acumulado de 2019, de janeiro a setembro, a Bahia apresentou redução de 14,2% dos crimes letais (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Foram 3.724 casos este ano, contra 4.339 mortes em 2018.
“Estamos colhendo os bons resultados alcançados com planejamento e dedicação dos policiais militares, civis e técnicos. Sabemos também que estamos distante do mundo ideal, porém é imprescindível fazer o reconhecimento”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
Balanço de ações
Captura de Dona Maria, a maior traficante da Bahia, desarticulação de uma quadrilha responsável por ataques contra bancos e carros-forte (11 criminosos entre presos e mortos em confrontos) e a descoberta de um ‘bunker’ com R$ 1,5 milhão em drogas também foram operações repressivas lembradas.
“Nesses últimos dias promovemos ainda o Encontro Nacional de Rondas Maria da Penha, lançamos a Campanha Ligadas por Fios (doações de cabelos para confecções de perucas que ajudarão mulheres em tratamento de câncer) e a aula inaugural para novos 345 policiais civis”, lembrou Barbosa, parabenizando todos os envolvidos. As informações são de assessoria.