Pescadores e quilombolas realizam um protesto na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, desde a manhã desta terça-feira (5). A principal pauta de reivindicações é a demarcação de terra quilombola, pois segundo os manifestantes, o processo de demarcação começou em 2008 e até então não foi finalizado.
O grupo levou algumas faixas que trazem frases como “em defesa das águas” e “território livre”. O protesto começou por volta das 10h e às 19h30, os manifestantes seguiam concentrados na recepção do órgão.
O grupo informou que teve uma reunião com representantes do Incra na tarde desta terça-feira para que fosse feito um acordo sobre a demarcação de terra quilombola, mas segundo os manifestantes a superintendência do órgão disse que só será realizada negociações quando eles deixarem o prédio do Incra.
Por meio de nota, assessoria do Incra disse que aguarda a prestação da pauta oficial dada para autarquia nacional já que a manifestação ocorre em todo o país e também está negociando a desocupação do prédio de forma pacífica. Com informações do G1.