A agricultura é uma vocação natural no município de Utinga, na Chapada Diamantina, sendo inclusive um dos maiores exportador de produtos agrícolas da região. Na busca de aprimorar esse panorama de protagonismo e liderança, o prefeito Joyuson Vieira (PSL) vem dando total atenção ao setor, garantindo a expansão da cultura do mamão. Recentemente, apoiou a instalação de uma agroindústria de beneficiamento de frutas, especialmente do mamão (veja aqui) e agora se reuniu com autoridades em Salvador buscando ações para o setor. Nesta quarta-feira (27), durante agenda em Salvador, o prefeito Joyuson esteve em audiência com o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Celso Duarte, e com o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Agropecuária (Adab), Maurício Bacelar.
Esse encontro aconteceu na sede da Adab na capital e o prefeito falou ao Jornal da Chapada sobre as demandas. “Nos reunimos planejando ações técnicas e treinamentos para a cultura do mamão na Chapada. Sugerimos a realização de um seminário ministrado pelos experientes técnicos da Adab para a última semana de janeiro de 2020. Todos concordaram com a necessidade desse evento e pactuaram apoios múltiplos objetivando a consolidação de Utinga como sede do promissor polo produtor e exportador do mamão de toda a região”, declara. Participou da reunião ainda o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), representante do município de Utinga na Assembleia Legislativa (Alba).
“Utinga é um município agro. A agricultura é uma das principais bases da economia de sua população, mas ainda há pouco investimento no setor. Vamos começar com preparos técnicos para produtor rural e um seminário sobre o cultivo do mamão é mais um estímulo e incentivo para nossos agricultores”, aponta o parlamentar. Tanto o prefeito Joyuson Vieira quanto o deputado Marcelo Veiga acham importante a presença de todos os produtores, além da participação dos representantes da Imperial Agronegócios, empresa recém instalada no município, no seminário em janeiro.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Empresa de agronegócio apresenta ação que pode gerar 2 mil empregos em Utinga
Chapada: Empresa de beneficiamento do mamão deve gerar até 2 mil empregos em Utinga