Com a ideia de ter um espaço para que as pessoas pudessem se expressar artisticamente, os estudantes do Colégio Estadual Horácio de Matos (CEHM) e das Escolas Reunidas Doutor Rodrigues Lima (ERDRL), no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, sugeriram a professores que fosse organizado um sarau. E assim surgiu o ‘Sarau Diamantina’. “Meu trabalho foi somente fazer essa ligação entre vários alunos e amigos que tinham interesse em movimentar ainda mais a cultura de Mucugê”, afirmou o professor Sheltom de Aragão, do CERL.
Para Sheltom, apesar da cidade contar com grandes eventos culturais, como a Feira Literária (a Fligê), era preciso diminuir o espaço ocioso entre um momento desse e outro. “Os jovens que moram aqui e na região conversaram muito comigo durante o ano sobre esse problema. Então, o sarau é uma forma de juntar essa galera que faz arte e que sente falta de ter o que fazer nos dias ‘normais’ (sem eventos) da cidade”, afirmou Aragão.
Inclusive, na última edição, eles contaram com a participação do professor de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sérgio Farias. O Sarau busca celebrar a união entre música e literatura, mas está aberto à outras formas de arte, onde as pessoas são convidadas a participar. “Sempre há espaço para o público interagir e mostrar sua arte”, contou Sheltom.
Mas, para além disso, a expectativa dos educadores é que esse trabalho extra-classe possa refletir seus resultados dentro da sala de aula. “Queremos desenvolver as habilidades de leitura e produção textual, além da interpretação. Nossos alunos atualmente apresentam muitas dificuldades nessa área”, revelou o professor. Eles estão propondo aos jovens, inclusive, a criação de um grupo de leitura para melhorar esse ponto. O grupo também está preparando um Sarau de Natal, que ainda não tem data definida, mas em breve teremos mais notícias.
Jornal da Chapada
Veja vídeo de aula prática