O reinício das obras do sistema de captação de água da Mariazinha, no município de Utinga, na Chapada Diamantina, foi cobrado pelos deputados do PSB Marcelo Nilo (federal) e Marcelo Veiga (estadual) e pelo prefeito Joyuson Vieira (PSL). Durante agenda nesta segunda-feira (9), os políticos se reuniram com a presidência da Embasa e com membros da Casa Civil para cobrar o imediato reinício das obras da captação de água.
Preocupados com a crise hídrica na Bacia do Rio Utinga, os políticos seguem em busca de melhorias e de estratégias para enfrentamento dos desafios com a escassez da água do manancial. Eles se reuniram com autoridades dos três entes federativos para debater soluções para enfrentar o longo período de estiagem que amedronta a Chapada Diamantina. “Uma das soluções encontradas foi reivindicar do Inema reposicionamentos nas ações de fiscalização”, salienta o prefeito Joyuson em contato com o Jornal da Chapada.
O federal Marcelo Nilo, antes de seguir para Brasília, garantiu que ainda esta semana direcionará emendas parlamentares para o município de Utinga. “É nessas horas que constatamos quem são, de fato, os defensores de Utinga”, declara Vieira. O gestor fez referência às dezenas de deputados que foram votados no município e nada fazem para ajudar o povo utinguense.
Já o estadual Marcelo Veiga aponta sua preocupação com o uso de recursos hídricos no interior da Bahia. Ele frisa que é preciso um maior acompanhamento e de ações emergenciais. “É preciso, por exemplo, finalizar os poços artesianos que estão inconclusos na região de Lajedinho por exemplo. O rio Utinga abastece ao menos quatro municípios da Chapada. Utinga, Wagner, Andaraí e Lajedinho”, completa.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Prefeito de Utinga e deputado querem agilizar projeto de abastecimento de água