O município de Pontalina, no estado de Goiás, ficou debaixo d’água no último sábado (4) depois que uma represa se rompeu em uma fazenda da região. A suspeita é que o volume de chuvas na região tenha contribuído para o problema, mas a avaliação técnica só será feita nesta segunda-feira (6).
Segundo o site ‘Mais Goiás’, parceiro do portal Metrópoles, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Morrinhos foi enviada a Pontalina para prestar socorro e ajudar os moradores. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás informou que instituiu um gabinete de crise com o Corpo de Bombeiros e representantes da Defesa Civil e enviou fiscais ao local para avaliar providências.
“O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já estão com equipes a caminho de Pontalina. A par das primeiras avaliações, elas serão devidamente informadas para o conjunto da sociedade”, afirmaram. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) também informou que a Defesa Civil interditou a GO-040 para avaliar o risco de comprometimento da estrutura. Técnicos da Goinfra estão a caminho de Pontalina para avaliar as demais rodovias.
Com o rompimento da barragem, a rodovia GO-215 chegou a ser interditada, mas já foi liberada – nesse caso, a Defesa Civil não identificou a necessidade de manter a via sem utilização. O fornecimento de água e energia elétrica também foi afetado – a concessionária local de serviços de saneamento básico, Saneago, interrompeu o funcionamento porque a área de captação da companhia ficou inundada. Com informações do site Metrópoles e Mais Goiás.