O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse nesta segunda-feira (6) que os jornalistas brasileiros são uma “raça em extinção” e acusou o jornal Folha de S. Paulo de escrever mentira. Ele disse a um grupo de eleitores, na entrada do Palácio da Alvorada, que cada vez menos pessoas confiam na imprensa e que a leitura diária de jornais envenena e desinforma.
“Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. Vocês são uma raça em extinção”, afirmou. O ataque do presidente foi direcionado a uma reportagem do UOL, que tem participação acionária minoritária e indireta da Folha.
A matéria lembra que, apesar de estimular os eleitores a não votarem em candidatos que utilizarem o fundo eleitoral, Bolsonaro usou recursos do fundo em sua campanha a deputado federal em 2014. A reportagem refere-se a repasse de verba ao PP, partido ao qual ele era filiado à época.
“O UOL falou: Bolsonaro falou para não votar em candidatos que usem o fundão, mas ele usou em 2014. O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade. Não vou dizer todo mundo aqui, para não ser processado pela ANJ [Associação Nacional de Jornais] e não sei o quê, mas é de uma imbecilidade. Não sabe nem mentir mais”, disse o presidente.
Um monitoramento feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apontou que Bolsonaro deu, no total, 116 declarações contra a imprensa em 2019. Com informações da Folha e do Uol.