Convencer a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) da importância de manobrar as comportas da barragem de Cabeceira do Rio para amenizar crise hídrica em épocas de seca e planejamento de ações com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para mutirões de concessões de dispensas de outorgas, na forma da lei e outorgas para poços artesianos regulares. Essas foram as principais demandas de políticos do município de Utinga, na Chapada Diamantina, durante agendas nesta terça-feira (7) em Salvador envolvendo o prefeito Joyuson Vieira (PSL) e o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB).
A primeira reunião foi na Cerb entre os vereadores de situação e oposição Jonas Aguiar (PTN), Antônio Raimundo Muniz (PSD) e Sandro Costa (PSD). Eles uniram forças com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Dantas, e com o parlamentar Marcelo Veiga em uma ação suprapartidária para convencer a Cerb da eficácia das manobras nas comportas da barragem de Cabeceira do Rio.
Na segunda agenda, o prefeito de Utinga esteve com Marcelo Veiga no Inema para tratar de ações sobre a realização de mutirões para concessões de dispensas de outorgas. Joyuson e Marcelo insistem na necessidade do governo estadual iniciar as obras de barragens de perenização do Rio Utinga imediatamente. Mesmo após o início do período chuvoso, os políticos utinguenses superam as divergências político-partidárias e reúnem forças em defesa do maior patrimônio que é o Rio Utinga e do bem comum dos munícipes.
“Precisamos de uma atenção maior do governo estadual para ajudar a evitar as crises que atingem nosso povo. A água é um recurso natural de suma importância para a sobrevivência, ainda mais em um município como Utinga”, ressalta o prefeito Joyuson Vieira.
Jornal da Chapada