Trafegar pela BA-142, no trecho entre Tanhaçu e Ibicoara, no sul da Chapada Diamantina, se tornou algo quase impossível e perigoso. A falta de manutenção e a má conservação da pista é flagrante e a via está repleta de buracos por toda a parte. A rodovia é um dos acessos para quem vem do sudoeste para a Chapada Diamantina e corta ainda os municípios de Ituaçu, Barra da Estiva e segue até Mucugê, passando por Andaraí até a BR-242.
Esse problema não é novo e já foi alvo de protestos por moradores e motoristas de transporte complementar diversas vezes. A questão tem causado muitos acidentes, inclusive fatais, além de prejuízos causados nos veículos que precisam passar pela região. Quem precisa usar a estrada para escoar a produção também encontra muitos contratempos e prejuízos, conforme relatos do site Informe Barra.
Depois de vários protestos, no dia 6 de setembro de 2019, o governo estadual divulgou no Diário do Oficial do Estado (DOE), um a aviso de licitação que compreende a recuperação do trecho que parte do distrito de Sussuarana, em Tanhaçu até o município de Andaraí. Entretanto, as obras ainda não foram iniciadas. Nesta quarta-feira (8), em Ituaçu, por exemplo, um motorista tentou desviar de buraco e sofreu um acidente (veja aqui).
Jornal da Chapada
Leia também