O deputado estadual Alan Sanches (Democratas) classificou como “golpe baixo” a ação do governador Rui Costa (PT) de mandar a Polícia Militar fazer um cerco contra estudantes, pais e professores que estavam ocupando o Colégio Estadual Odorico tavares, no Corredor da Vitória. Os manifestantes, que protestam contra o fechamento do colégio, entraram na unidade na última terça-feira (21), mas tiveram que sair na madrugada na quarta (22) após ficarem sem água e comida, a mando do governador.
“Foi um verdadeiro golpe baixo do governador contra os estudantes, pais e professores. Além de impedir o debate, o governador quer agora proibir o livre direito de manifestação dos estudantes, que lutam legitimamente contra o fechamento da escola, ainda mais com a falta de critérios objetivos para encerrar as atividades do Odorico”, afirmou.
Sanches ressaltou que a Polícia Militar não deve ser responsabilizada pela ação, uma vez que seguiu ordens do governador. “A escolha de expulsar os estudantes à força foi do governador. A política é a arte do diálogo, da conversa, mas Rui prefere agir com autoristarismo”, criticou.
Na terça-feira (21), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a tramitação em regime de urgência do projeto que autoriza a venda do terreno do Odorico. A bancada de oposição votou contra a proposta e vai manter o posicionamento durante a votação do projeto, que deve ocorrer na próxima semana. As informações são de assessoria.