Um suposto erro de geografia básica cometido, ironicamente, pelo ministro da Educação virou piada no Twitter. Na mesma rede social, Abraham Weintraub perguntou a uma seguidora em qual estado fica Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, na última terça-feira (25).
A internauta Olga Maria Rodrigues perguntou a Weintraub “Ministro, em Belo Horizonte, como fico sabendo quais serão as escolas modelo cívico militar? O MEC poderia incluir essa informação no site para todo o Brasil”. Na sequência, o ministro perguntou: “Qual seu Estado?”.
Os internautas não perdoaram a gafe e fizeram muitas brincadeiras com a situação. O ministro não é “réu primário” e já foi alvo de críticas por erros de português. Em fevereiro, ele escreveu: “Aonde está a pompa e a liturgia do cargo? Na poltrona 16A…”, postou o ministro dentro de um avião, fazendo sinal de silêncio.
O uso da palavra “aonde” está incorreto. A junção da preposição “a” com o advérbio “onde” é usado apenas para dar uma ideia de movimento. Nesse caso, o ministro fala de um lugar que seria fixo e deveria ter usado o termo “onde”.
Weintraub também já escreveu “suspenção” (suspensão) e “paralização” (paralisação). No início de janeiro, o ministro cometeu outro erro em uma postagem. Ao comentar um tuíte do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro escreveu “imprecionante”. O correto é impressionante.