O prefeito do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Valdes Brito (PT), segue tomando medidas enérgicas contra a pandemia de Covid-19 que eclodiu no mundo. Além da suspensão a visitas em pontos turísticos e do isolamento em casa, a gestão chapadeira ainda restringe acesso ao município e fecha o comércio local já a partir deste domingo (22). Na manhã deste sábado (21), uma reunião entre o comitê de combate à endemia e o prefeito selou novas medidas e traçou mais estratégias de prevenção.
“Avaliamos as medidas já tomadas até agora, com foco na prevenção contra a Covid-19 e estamos adotando novas medidas também. A partir deste domingo [22 de março], ficará determinado, entre outras ações, por exemplo, a proibição da entrada de qualquer pessoa que não seja residente de Itaetê, exceto a polícia, fornecedores de combustível, remédios, alimentos e afins”, aponta Valdes Brito em nota.
O prefeito ainda aponta que os itaeteenses que estão fora do município poderão entrar, mas devem assinar um termo de compromisso para que fique em isolamento por sete dias, ainda que não apresente sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. As novas medidas ainda constam o “fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, por prazo indeterminado, exceto mercados, farmácias e postos de combustíveis”.
O gestor descreve que, no caso do comércio, os proprietários deverão oferecer condições de segurança e informações sobre medidas de higiene aos seus clientes e funcionários. Também está proibida a saída de transporte coletivo de Itaetê para outras cidades, assim como a circulação desses veículos entre os povoados, assentamentos e sede do município.
“Essas e outras medidas similares estarão no decreto que vamos publicar urgentemente. As medidas são desagradáveis, infelizmente. Mas são necessárias para proteger toda a nossa população. Por isso, peço a compreensão e colaboração de todos e que fiquem em casa durante toda a quarentena. Assim evitaremos a proliferação do coronavírus. Precisamos nos proteger e proteger as outras pessoas, especialmente os mais vulneráveis”, completa Valdes em contato com o Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada
Pronunciamento do prefeito de Itaetê sobre o primeiro decreto