Decisões judiciais garantiram que mais de 800 presos fossem liberados das unidades penitenciárias da Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), nesta sexta-feira (27), e publicadas pelo site G1. Conforme a publicação, a Seap detalhou que a liberação não é generalizada.
Segundo a pasta, os juízes estão analisando casos específicos de presos que cumprem pena em regime semiaberto, que têm autorização de trabalho, que estão em prisão administrativa ou saída temporária. Estão sendo liberados os detentos que estão dentro do grupo de risco, como aqueles que têm doenças graves, crônicas e os maiores de 60 anos.
A Seap informou que ainda não há um número total de presos que devem ser liberados na Bahia, já que os juízes estão analisando caso a caso para decidir pela liberação. A previsão é de que, na segunda-feira (30), mais detentos sejam soltos. Apesar da liberação, os presos continuaram respondendo aos processos pelos crimes que cometeram.
A secretaria não informou se esses detentos serão monitorados nem se deverão voltar para as unidades, quando a situação do coronavírus for controlada. Com a soltura dos presos, a Bahia registra 14.111 detentos, entre homens e mulheres, distribuídos pelas 26 unidades prisionais do estado. Deste número, 2.016 presos excedem a capacidade das prisões baianas, que têm vagas para 12.095 pessoas. Com dados do G1.