A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou nesta domingo (29) a primeiro morte de Covid-19, doença do novo coronavírus. O paciente era um homem de 74 anos, internado no Hospital da Bahia. Segundo o hospital, para o tratamento foi utilizado a substância cloroquina durante os últimos cinco dias.
Não existe uma vacina ou remédio que trata a Covid-19, estudos são realizados por todo o mundo. A cloroquina é um medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária. No último sábado (28), o Ministério da Saúde fez um alerta sobre o medicamento.
“Esse medicamento pode dar arritmia cardíaca, pode paralisar a função do fígado. Então, se sairmos com a caixa na mão falando ‘pode tomar’, nós podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”, enfatizou o ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta.
O paciente de 74 anos foi a um congresso em São Paulo e apresentou os primeiros sintomas em Salvador. Chegou grave na emergência do Hospital da Bahia na terça-feira (17). Passou os 12 dias de internação em Unidade de Terapia Intensiva intubado.
O resultado do exame saiu quando o senhor já estava internado no HBA, confirmando que o paciente era positivo para Covid-19. Ele apresentou instabilidade hemodinâmica durante todo período de internação, tendo necessidade de diálise, por falência renal.
Conforme recomendação do governo da Bahia, o corpo do paciente morto pelo Covid-19 deve ser cremado, seguindo orientação da Anvisa. As informações são do Portal Metro1.
Leia também
#Bahia: Homem de 74 anos é a primeira vítima fatal por infecção de coronavírus no estado
Chapada: Mulher com Covid-19 em Canarana sofre bullying e tem medo de sair de casa após quarentena