Sons altos, palavras de baixo calão e transitando em alta velocidade. Essas são algumas denúncias enviadas por moradores de Wagner, na Chapada Diamantina, neste último domingo (29), após a entrada de ciganos nos últimos meses na região. Os denunciantes apontam que o grupo tira o sossego dos populares do município chapadeiro. Eles podem a fiscalização e providência das autoridades. Segundo informações, os ciganos vieram de cidades como Itapiramutá, Santa Luz e Ibiquera.
Os relatos dão conta ainda da falta de respeito com os moradores nativos. “Com seus veículos em alta velocidade, é um perigo e é capaz de atropelar os pedestres que circulam nas ruas. São vários idosos e crianças que andam com medo deles”, aponta indignado um morador que não quis se identificar.
Ainda conforme informação, a maioria dos ciganos mora na rua Cleriston Andrade de aluguel e estacionam seus carros de forma indevida atrapalhando a passagem de outros carros e pedestres. “A rua principal que eles moram é a Cleriston Andrade. Eles não estacionam seus carros corretamente impedindo outros veículos de passarem, até mesmo os pedestres. Ligam o som do carro alto com perturbação ao sossego dos vizinhos”, afirma outro morador. A polícia, por vezes, já foi acionada.
Moradores pedem medidas do poder público, pois a presença dos atuais vizinhos causa receio na população. “Esperamos que o poder dê uma resposta rápida para resolver essa situação. Os moradores ficam até com os portões fechados por motivo de invasão, entrada sem permissão nas residências”, finaliza outro denunciante.
Jornal da Chapada