Médicos do estado do Amazonas, inventaram um equipamento que diminui a necessidade de intubação dos pacientes com Covid-19. Se trata de uma cápsula de ventilação que além de ajudar os pacientes com dificuldades respiratórias, ajuda os profissionais de saúde a se protegerem da contaminação.
Batizada de ‘Vanessa’, a cápsula de ventilação é parecida como uma tenda e tem ajudado no tratamento de pacientes com coronavírus no Estado. O equipamento foi desenvolvido por uma equipe de médicos de Manaus. A cabine possui um compressor de ar, conhecido como bipap, que substitui o respirador mecânico. O custo de produção chega a ser dez vezes mais barato.
De acordo com a equipe médica que desenvolveu o projeto, os pacientes que chegam com os sintomas da Covid-19, e são tratados com a cápsula Vanessa, levam em média 5 dias de tratamento, contrapondo os 15 dias da média nacional.
Segundo os pesquisadores, além de ser benéfico aos pacientes, a proteção em vinil diminui o risco de contágio para os profissionais de saúde. O hospital de campanha de Manaus, entregue na segunda-feira, já conta com a invenção. O equipamento não foi patenteado, o que permite que a cápsula possa ser montada em hospitais de todo o país. Com redação do Metro Jornal.