Após publicar um vídeo dizendo que a Covid-19 é uma “gripezinha” e que prefere “morrer transando do que tossindo”, Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi banido do Twitch, website de streaming para transmissão de videogames.
A expulsão foi divulgada pelo próprio Renan em sua conta no Twitter. “Fui banido da Twitch para sempre. Interessante é que a rede social mantém perfis que disseminam claramente a misandria [ódio, o desprezo ou o preconceito contra homens ou meninos], mas não suportam uma brincadeira, por mais pesada que fosse”, disse.
O filho de Bolsonaro também questionou que “gostaria de saber qual o limite de piadas e que a rede social Twitch, que tem o total poder sobre toda a liberdade de expressão, nos mostrasse o limite para que todos saibam até onde podem ir”.
De acordo com Renan, a piada que fez sobre a Covid-19 já tinha sido feita antes por um cantor. “Apenas reutilizei pelo contexto atual. Muitos humoristas são criticados por fazer piadas e também são execrados por isso”.
O jovem acredita que sua expulsão do Twitch foi uma forma de ataque indireto ao pai. “Muitos perfis utilizaram a brincadeira fora de contexto e diante toda essa briga política. Fui prejudicado”, afirmou.