A prefeitura de Piritiba, município da Chapada Diamantina, divulgou uma nota de esclarecimento, neste sábado (2), sobre o caso confirmado de Covid-19 por teste rápido realizado no município. O paciente de 34 anos morreu na última sexta-feira (1º) e o resultado realizado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) consta negativo para o novo coronavírus. No entanto, a Secretaria de Saúde de Piritiba esclarece que “o fato deste último exame [PCR – sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase] ter dado negativo, não descarta o diagnóstico de Covid-19”.
Isto se deve ao fato de “apesar do exame de PCR ser um exame específico, deverá ser realizado até o sétimo dia da data do início dos sintomas. Após esse período o exame perde a sensibilidade de diagnosticar a presença do vírus”, informa a pasta da Saúde por meio de nota. Os esclarecimentos foram publicadas na página oficial do prefeito Samuel Santana (PP). O Jornal da Chapada publica a informação da morte do paciente que testou positivo em teste rápido (veja aqui).
Nota foi publicada pelo prefeito
Ainda segundo a nota, “o referido paciente provavelmente chegou ao município após essa fase considerada ideal para coleta, já que como ele mesmo relatou, não tem ideia de quantos dias passou na estrada, pois realizou a viagem pegando carona e parando em diversos municípios baianos, onde permanecia por horas ou dias até conseguir novo deslocamento”.
Os dois testes rápidos realizados pela equipe do Hospital Municipal de Piritiba tiveram o resultado positivo. Ambos os testes, tanto para a fração IgM (Imunoglobulina M) quanto para a fração IgG (Imunoglobulina G) identificam a presença de anticorpos (IgM e IgG) para Covid-19 no sangue do paciente, e deve ser colhido após o oitavo dia do início dos sintomas, quando é possível a detecção desses anticorpos.
Jornal da Chapada
Leia também
#Chapada: Paciente que testou positivo para Covid-19 em Piritiba morre em hospital de Salvador