Uma mulher de 54 anos morreu, na madrugada deste domingo (10), vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus no hospital Couto Maia, em Salvador. Marina Netta Costa da Silva foi a primeira paciente a testar positivo no município de Jacobina, na Chapada Norte. Os dados foram confirmados pela prefeitura municipal de Jacobina em comunicado em redes sociais.
A mulher era comerciante e apresentava problemas de diabetes, cardiopatia, enfisema pulmonar e hipertensão. Ela morava no bairro do Peru e também era ex-fumante. De acordo com dados divulgados por sites da região, o quadro de saúde da mulher se agravou nos últimos dias, progredindo para óbito neste domingo. O prefeito Luciano da Locar (DEM) emitiu nota de pesar e lamentou a morte de Marina.
Ainda segundo dados, quando foi infectada, a paciente foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da cidade chapadeira, onde fez o teste rápido e logo que recebeu a notícia da contaminação foi transferida para Salvador.
Outras cinco pessoas do seu convívio diário, que seriam membros da família dela, foram infectados por Covid-19. Conforme os dados, eles estão em quarentena com sintomas leves da doença. E outras duas pessoas que tiveram contatos com a vítima da cidade de Jacobina também testaram positivo em Irecê. Por meio de nota, a prefeitura municipal de Jacobina afirmou que não terá velório, seguindo protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), e que o enterro deve acontecer no povoado de Cachoeira Grande.
O município de Jacobina tem atualmente seis casos positivos de Covid-19, sendo três casos deles esperando contraprova. São 31 casos suspeitos, 21 descartados, e um caso importado que já foi curado. Agora registra uma morte em seu boletim diário sobre os números da pandemia na região.
Jornal da Chapada