Um taxista de Tanquinho, distrito do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, inovou no transporte de passageiros durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Um vídeo gravado por populares mostra no teto do carro de Gilson Pires Barreto a adaptação de um ‘lavatório’ para a higienização das mãos dele e de seus clientes para prevenção ao mortal vírus. A invenção foi construída com um galão de água, acoplando uma torneira e uma mangueira.
Ao lado do equipamento o sabão -elemento importante para a eliminação do vírus. Para o trabalhador taxista, a invenção foi feita com recursos reutilizáveis e tem o intuito de manter em segurança e a saúde de seus clientes.
Veja aqui o vídeo
“Eu uso essa adaptação com uma vasilha de água, uma torneira, uma mangueira e sabão. Eu sou taxista, ao entrar no carro lavo as mão e uso alcóol em gel, uso a máscara e damos continuidade na viagem. Sempre se previnindo. Estamos preparados para fazer a higienização das mãos”, aponta Gilson.
O taxista segue o protocolo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de saúde do estado. A população do município, aponta no vídeo, que a invenção adaptada por Gilson “só tem aqui em Tanquinho de Lençóis. A ideia previne essa doença que tem acontecido no Brasil e no mundo”.
Lençóis segue sem casos confirmados. Tem um caso suspeito e quatro descartados por exames laboratoriais pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).
Jornal da Chapada