Um vídeo que circulou nas redes socias de um inseto matando um rato nos Estados Unidos não é correta. A matéria que atribui uma vespa mandarina, na verdade se trata de uma vespa crabro, espécie europeia e que habita os Estados Unidos desde 1840, segundo o perfil do twitter Observações Naturalistas (@ObsNaturalistas).
Com quase 5 centímetros de tamanho, as vespas mandarinas são originárias da Ásia e conhecidas por representar um perigo para as abelhas, que são suas presas. Recentemente, essa espécie foi encontrada no Estado de Washington, nos EUA, o que acendeu o alerta de alguns cientistas.
Além da preocupação com a morte das populações de abelhas, as vespas, que estão sendo chamadas de “assassinas”, liberam veneno pelo ferrões que pode matar um ser humano. Segundo a “National Geographic”, as vespas mandarinas matam até 50 pessoas por ano no Japão.
Em entrevista ao site da revista, Chris Looney, entomologista do Departamento de Agricultura do Estado de Washington, afirmou que não há motivo para pânico. Segundo ele, até agora, apenas dois avistamentos da vespa mandarina foram confirmados nos Estados Unidos.
Looney diz receber diariamente centenas de e-mails com norte-americanos preocupados afirmando terem flagrado o inseto. De acordo com ele, é muito provável que sejam vespas crabro. “Se as pessoas do leste do Mississippi avistarem algo do tipo, não devem supor ser uma vespa-mandarina”, destaca ele. “É muito provável que não seja”. Jornal da Chapada com informações do portal O Tempo.
Leia também
#Mundo: Vespa assassina mata rato em segundos nos Estados Unidos; vídeo viraliza nas redes